Antes de tomar qualquer decisão sobre o tamanho do aquário, decoração e filtração, escolha quais as espécies que pretende manter e informe-se sobre as suas características.
Escolha o aquário e materiais para a sua montagem de acordo com os requisitos das espécies a introduzir. Procure um suporte plano e resistente sobre o qual possa colocar o aquário e coloque-o sobre uma placa de esferovite, não esquecendo que mesmo os aquários de menores dimensões pesam algumas dezenas de quilos depois de cheios.
Instale os filtros, as bombas de ar e espalhe o areão sobre o fundo. Para que o filtro biológico se forme mais rapidamente convém juntar um pouco de areia de um aquário que se encontre a funcionar sem problemas há algum tempo.
Colocam-se de seguida os materiais decorativos, pedras não calcárias, cortiça e troncos, etc.
Em aquários muito pequenos ( inferior a 50 litros) é mais difícil criar boas condições biológicas.
Ao encher o aquário de água, para não alterar a decoração, deve utilizar um jarro ou mangueira, dirigindo o jacto utilize a sua própria mão em forma concha, não deve despejar a água directamente sobre a areia. Usar água da torneira deve ficar um ou mais dias para perder o cloro. Caso a água se turve, não se preocupe, é normal. lembre-se de não enche-lo até a boca e sim pelo meio antes de colocar as plantas. Feito isto (estiver plantado) podemos acabar de enche-lo, de preferência o ideal seria na hora de enche-lo até acima um ou dois litros de água "velha", retirada de um aquário saudável, caso não seja possível deve medir o Ph e ainda colocar bactérias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário