A pesca esportiva está inserida no contexto do turismo ecológico, onde as áreas apropriadas para atividade engrandece a aplicação da conceituação de conservação ambiental. Sabe-se que o conceito de “Meio Ambiente” compreende não só os recursos naturais (ar, água, solos, subsolo e biosfera) mas também as atividades modificadoras (sociais, culturais e econômicas) que o homem desenvolve. É portanto um conceito dinâmico e amplo que inclui não somente as relações de transformação entre uso-recurso , mas também os resultados destas, sejam elas produtos ou efeitos.
Assim sendo, considera-se como arte integrante do meio ambiente a pesca esportiva e consequentemente o poder público estadual deve disciplinar a atividade através de normas legais. Deve proporcionar condições favoráveis para implantação da infra-estrutura física a ser instalada pelo segmento empresarial, mas não pode deixar de controlar a pressão do homem sobre os recursos naturais.
Cerca de três mil turistas estrangeiros desembarcam todos os anos na Amazônia para a prática da pesca amadora. Com o desenvolvimento da atividade, a região também passa a contar com mais hotéis, embarcações e serviços especializados para atender ao crescente mercado da pesca amadora que movimenta bilhões de dólares em todo o mundo.
Só nos Estados Unidos, o setor fatura US$ 38 bilhões anualmente. Os dados constam da mais nova publicação do Programa Nacional de Desenvolvimento da Pesca Amadora-PNDPA, executado pelo Ibama.
O Brasil e principalmente a Amazônia é considerado o mais importante destino de pesca amadora do mundo.
Atividade Sustentável
Capaz de gerar desenvolvimento, principalmente em regiões remotas, a pesca amadora concilia o turismo com a conservação do meio ambiente. A pesca amadora ocorre em todas as bacias hidrográficas do país, na região costeira e em áreas de mangue. Por isso, a atividade é concebida para causar o mínimo impacto ambiental. Aí reside uma das principais funções desempenhadas pelo PNDPA. Através do estímulo às pesquisas nas áreas de pesca, a sensibilização dos empresários do setor para a questão ambiental, o treinamento de guias de pesca, a realização de oficinas de pesca infantil e publicações educativas, o programa busca criar uma consciência que integra os mais variados interesses da sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário