Água Doce
O grau de salinidade da água não é apenas uma questão de preferência pessoal. Os aquários de água doce são mais fáceis de manter e por isso são recomendados a iniciantes.
Água Doce Tropical
Os aquário de água doce tropical exigem uma temperatura que deve rondar os 25ºC, dependendo das espécies que o habitam. Ao contrário do que inicialmente se poderia pensar, os aquário de água doce tropical são os mais fáceis de manter. Exigem mais equipamento do que os aquários de água fria, mas o ambiente é mais fácil de controlar.
Os peixes destes habitates são geralmente coloridos, resistentes e mais pequenos do que os primos marinhos. Devido à sua beleza, pouca necessidade de espaço e facilidade de manutenção, os aquário de água doce tropical são os ambientes mais populares entre os aquariófilos. Os peixes tropicais de água doce são fáceis de encontrar no mercado e a oferta é muito variada.
Top 10 - Água doce tropical
Combatente Siamês (Beta) – Resistente, territorial, de barbatanas sumptuosas e cores garridas, o Betta é um bom peixe para iniciantes.
Platis – Este peixe vivíparo reproduz-se facilmente em cativeiro. Devido à sua sociabilidade e cor é popular em aquários comunitários.
Espada – Conhecidos pela famosa “cauda-de-espada” são fáceis de manter. Omnívoros, chegam a atingir os 10 cm.
Gupis – Um dos peixes mais requisitados pelos aquariófilos, são pequenos e bastante activos, dando vida a qualquer aquário. A chave da sua beleza é a exuberante cauda.
Discos – Com 25 cm e cores vibrantes, os Discos saltam à vista num aquário tropical de água doce. São peixes calmos, mas difíceis de manter.
Tetras – Com cores mais metalizadas e zonas transparentes, os tetras são bons habitantes de aquários comunitários.
Molinésias – A basbatana dorsal em forma de vela é uma das características mais marcantes destes peixes.
Coridoras – Também utilizada como limpa fundos, as Coridoras são gregárias e bastante activas, passando a maior parte do tempo no fundo do aquário. A boca voltada para baixo e os bigodes compridos são a sua característica mais identificável.
Bótias – Tímidos e nocturnos, não é fácil encontrá-los no aquário, mas é sempre uma alegria vê-los na altura de os alimentar.
Escalar – Com cores menos vivas, mas com barbatanas imponentes, os Escalares são óptimos reprodutores.
Água Doce Fria
Também bastante populares, os aquários de água doce fria não necessitam de tanto equipamento, mas necessitam por exemplo, de filtros mais potentes e ocupam mais espaço do que os de água quente, uma vez que os peixes atingem comprimentos maiores. É comum o erro de se pensar que os aquários de água fria são ideais para principiantes. De facto, o ambiente é mais difícil de manter e muitas das espécies exigem plantas para facilitar a oxigenação da água. É devido a esta errada concepção que o Peixe Dourado ganhou a fama de ter uma vida curta, quando, com as condições necessárias, este peixe vive até aos 10 anos.